O QUE É O SMS?

 

O SMS é um não-tecido utilizado nos âmbitos odonto-médico-hospitalares para a realização de diversos procedimentos, sejam de pequenos portes ou de altas complexidades. Este tipo de material oferece conforme ao profissional e segurança ao paciente, bem como exime o risco de contaminação de toda a equipe atuante.

 

Mas qual a diferença entre o tecido e o não-tecido?

O tecido é composto por fibras que normalmente são em algodão, poliéster, poliamida e afins, possui uma estrutura plana e com filamentos distribuídos de forma entrelaçada.

Já o não-tecido é composto por polímero polipropileno, o qual também tem uma estrutura plana, porém possui filamentos distribuídos de forma aleatória.

Para exemplificar melhor essa diferença, podemos observar ambos em um microscópio e analisar as estruturas e filamentos.

 

O SMS é uma tecnologia do não tecido composto por dois materiais com finalidades distintas, sendo o Spunbond e o Meltblown.

Spunbond: É consolidado por meio de calor e pressão, possui baixo poder de filtração e obtém alta resistência mecânica, possui uma estrutura mais aberta, sendo assim, não bloqueia partículas de vírus e bactérias. Esse material é o tão conhecido TNT, que fazemos embalagens para presentes, invólucros de almofadas e afins.

Meltblown: Também é consolidado por meio de calor e pressão, porém possui alto poder de filtração, por ter sua estrutura mais fechada, é eficiente no bloqueio de partículas de vírus e bactérias. Esse material é utilizado para fabricação de máscaras de proteção, máscaras N95, PFF2 e afins.

Essa tecnologia agrupa as camadas desses materiais, para oferecer de forma eficiente, a resistência mecânica contra rasgos e avarias e o poder de filtração para bloquear partículas de vírus e bactérias. O nome SMS vem dos materiais Spunbond, Meltblown e Spunbond.

O SMS por si só já apresenta uma função hidrorepelente a líquidos e fluidos, onde quando tais entram em contato com sua estrutura, não passam pelas barreiras protetoras. Vale ressaltar que para determinados procedimentos se faz necessária a utilização de outro material sendo totalmente impermeável, visto que o fluxo de líquidos e fluidos é bem maior.

É importante enfatizar que "SMS" faz referência à tecnologia utilizada para a fabricação deste não-tecido, mas que na realidade as estruturas podem ser diferentes em vários sentidos, principalmente em relação à distribuição destas camadas.

O utilizado pela a MRC é o SSMMS (Spunbond, Spunbond, Meltblown, Meltblown e Spunbond), tendo cinco camadas dentro da estrutura do material, proporcionando maior segurança e eximindo o risco de contaminação durante o procedimento.